Praynha Pesca Esportiva

CB Login

Pesquisar

Previsão do Tempo

Últimos Artigos

 

Melhores Artigos

Porque pescar e Soltar

Esta pergunta várias pessoas fazem, ainda mais na época em que vivemos, onde falamos muito em Meio Ambiente.{jcomments off}

Existem vários fatores, para aderirmos esta pratica vejamos alguns deles:

- O peixe como um dos aliados para reposição das matas ciliares: Os frutos das árvores que caem nos rios, se tornam alimentos para algumas espécies, com isso, no período das cheias, onde os rios aumentam seu volume alagando as margens, o peixe transporta o fruto que contem a semente da planta e deposita nestes lugares, auxiliando a  recuperação com o tempo da mata ciliar e evitando assim o soreamento dos rios.

- O peixe devolvido tem mais valor que o peixe embarcado: Quando você devolve o peixe para o rio, ele pode reproduzir normalmente e ainda existirá chance de ser fisgado por outro pescador. Já os peixes embarcados, acabam-se estas chances.

- Os gastos que o pescador tem para pescar: Você já percebeu o tanto que um pescador esportivo desembolsa para fazer uma pescaria? São equipamentos de pesca, vestuário, aluguel de barco, combustível, transporte terrestre e aéreo, hospedagem, alimentação, guias e entre outros. Imagina o quanto de receita recebe uma região piscosa, fora a geração de empregos e muito mais. Quem ganha com isso é o meio ambiente e nós também. Nada impede você de levar um peixe para saboreá-lo, desde que seja uma espécie permitida e acima dos tamanhos mínimos determinado pelo IBAMA ou órgão ambiental do estado, mas levar pra casa tudo que pescou, não é bacana.

Estes exemplos são apenas para vocês pescadores amadores ou esportivos verem o quanto é fundamental controle sobre a captura e consume de peixes. Estão sendo retiradas grandes quantidades de pescado dos nossos rios e lagos. Falta fiscalização mais intensa e também falta de informação e divulgação para o pescador. Não deixe isso acontecer.

Seja você também um fiscal do Meio Ambiente, orientando os seus companheiros de pesca quanto a importância do peixe devolvido.

Ah! Não se esqueça de ter a licença de pesca, pois ela é a autorização para o seu hobby.  Também ao se cadastrarem para retirarem a carteira, o  órgão responsável poderá fazer um censo anualmente identificando o tipo de pescador que você é. Os lugares mais pescados  e várias outras informações.

Seja consciente e pratique o pesque e solte!!!

Fernando Praynha